Novidades IDL 8.2

Gr?ficos

Gerenciador de eventos

As ferramentas de gerenciamento de eventos em janelas gr?ficas inseridas no IDL 8.1 apresentam novidades no IDL 8.2

Agora voc? pode facilmente definir o comportamento padr?o de manipula??o de eventos nas janelas gr?ficas. A nova propriedade event_handler permite que voc? configure eventos de sele??o, de mouse (down, up e movimento e scroll).


Barra de cores e Legenda

- Agora voc? tamb?m pode inserir uma legenda ou barra de cores a partir da barra de ferramenta da janela de gr?ficos (Figura 1)
- Nova Fun??o COLORTABLE que permite a cria??o de tabela de cores personalizadas
- Nova propriedades DISCRETE para fun??o COLORBAR a qual permite o uso tabelas de cores discretas para a fun??o CONTOUR. (figura 2)


Histograma

Propriedade HISTOGRAM para a fun??o PLOT, permite a cria??o de gr?fico caracter?sticos de histograma com apenas Linha Horizontais e Verticais, veja o exemplo

O gr?fico ao lado (a baixo) pode ser criado com o este exemplo de c?digo IDL.

a = findgen(11)
b = 20./(a+1)^2
p1 = PLOT(a, b, '4', /HISTOGRAM, NAME='Theoretical', /YLOG, YRANGE=[0.01,100])
p2 = PLOT(RANDOMU(-1, 11), '4r', NAME='Experimental', TRANSPARENCY=50, /HISTOGRAM, /OVERPLOT)
h = LEGEND(POSITION=[9,50], /DATA)


BACKGROUND

As novas propriedades BACKGROUND_COLOR e BACKGROUND_TRANSPARENCY foram adicionadas as fun?es gr?ficas, e a fun??o WINDOW, elas permitem respectivamente definir a cor e transpar?ncia o plano de fundo dos sistemas de eixos e da janela gr?fica, veja abaixo o exemplo aplicado a fun??o PLOT3D:

p = PLOT3D(/TEST, BACKGROUND_COLOR='lemon chiffon', AXIS_STYLE=2, DEPTH_CUE=[0,1])
p.window.BACKGROUND_COLOR = 'lavender'


LAYOUT M?ltiplo

A partir desta vers?o em janelas com m?ltiplos gr?ficos o usu?rio pode usar diferentes configura?es de LAYOUT, veja os exemplos abaixo (com seus respectivos c?digos IDL).

fn = exp(SIN(FINDGEN(100))^FINDGEN(100))
w1 = WINDOW()
p1 = PLOT(fn, LAYOUT = [1, 2, 1], /CURRENT, TITLE = '1')
p2 = PLOT(fn, LAYOUT = [2, 2, 3], xrange=[25, 42], /CURRENT, TITLE = '2')
p3 = PLOT(fn, LAYOUT = [2, 2, 4], xrange=[50, 60], /CURRENT, TITLE = '3')



w2 = WINDOW(DIMENSIONS=[1200,900])
p = PLOT(/test, LAYOUT=[3, 3, 1], /CURRENT, COLOR='Dark Violet', TITLE = '1')
p = PLOT(/test, LAYOUT=[3, 3, 2], /CURRENT, COLOR='Dark Orange', TITLE = '2')
p = PLOT(/test, LAYOUT=[3, 3, 3], /CURRENT, COLOR='Cornflower', TITLE = '3')
x = FINDGEN(100)
p = PLOT(SQRT(x), LAYOUT = [1, 3, 2], COLOR='Lime', /CURRENT, TITLE = '4')
p = PLOT(SIN(x), LAYOUT = [3, 3, 7], COLOR='Red', /CURRENT, TITLE = '5')
p = PLOT(SIN(x), LAYOUT = [3, 3, 8], COLOR='Dodger Blue', /CURRENT, TITLE = '6')
p = PLOT(SIN(x), LAYOUT = [3, 3, 9], COLOR='Forest Green', /CURRENT, TITLE = '7')

Antialiasing

O padr?o do recurso de antilising foi modificado para ?ATIVO? a partir desta vers?o. Ele ? usado quando desenhamos linhas, pol?gonos, shapes, linhas de contorno e superf?cies. Este recurso pode ser deligado com ANTIALIAS = 0.

A propriedade ANTIALIAS tamb?m foi adicionada aos objetos IDLgrPolygon and IDLgrSurface, por?m para estes objetos o valor default ? zero, desativado.


Widgets

Nesta vers?o as WIDGETS apresenta uma apar?ncia mais moderna em plataforma WINDOWS com bordas arredondadas nos WIDGET_BUTONS.
Al?m da reformula??o visual novos recursos foram implementados como:

- WIDGETS podem utilizar imagens bitmap padr?o 32-bits (RGBA)
- a WIDGET_TREE tem um novo recurso de CHECK box que permite expandir panas determinado n? da arvore e permite combina?es mixadas, expandido para determinadas arvores e outras n?o.
- O Procedimento WIDGET_CONTROL apresenta a nova palavra-chave REDRAW que permite a atualiza??o de uma WIDGET e de todas as suas WIDGETS ?filhas? ao mesmo tempo.


Workbench

Class Hierarchy

O novo recurso do IDL Workbench apresenta a Estrutura Hier?rquica de seu objetos, acesse o recurso pelo menu Janela > Class Hierarchy.


Macros

Agora o IDL permite que o usu?rio cria macros para facilitar o uso do IDL, estas macros podem ser utilizadas a partir de ?cones na barra de ferramentas de suas macros e ou at? mesmo por atalhos no teclado.

Ao criar uma macro o usu?rio pode definir:

* C?digo IDL executado pela macro
* Nome usado como Label da Macro
* Descri??o breve para uso, ?Hower Help?
* Icone para barra de ferramentas da Macro e atalho de Teclado

 
Contato: Rua Felipe Neri, 444 - Porto Alegre/RS - Brasil | Fone: (51) 3333-1581 | Todos direitos reservados.